Entenda a importância econômica deste recurso natural que está presente em quase tudo no nosso cotidiano. Conheça como ele se forma e enriqueça sua aula sobre o tema
1. O que é o petróleo e para que serve?
Trata-se de um hidrocarboneto, tipo de composto orgânico formado por carbono e hidrogênio, cuja combustão (ou queima) gera grande quantidade de energia. Esta reação ocorre entre um combustível, neste caso o petróleo, e um reagente, como o ar por exemplo, e libera o calor utilizado para produzir a energia que consumimos. Atualmente, o petróleo é a principal fonte energética utilizada no mundo. Por meio do seu refino, processo que basicamente separa em frações e elimina impurezas, são produzidos a gasolina, o óleo diesel, o querosene e a nafta, matérias primas fundamentais para a indústria petroquímica. Seu processamento dá origem a tecidos sintéticos, inseticidas, medicamentos, tintas, explosivos e ao plástico, base para inúmeros produtos do nosso dia a dia.
2. Onde estão as reservas mundiais e porque há petróleo nestes lugares?
As maiores reservas em exploração na atualidade estão nos países da bacia do Golfo Pérsico (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes e Kuwait), na Venezuela, na Sibéria Ocidental (Rússia), e no entorno do Golfo do México, nos estados norte-americanos voltados para essa bacia.
Todas essas regiões foram, entre 135 e 65 milhões de anos atrás, durante o Período Cretáceo, fundo do mar. Camadas de microorganismos marinhos se depositaram nestes locais e foram recobertos por rochas, criando um ambiente propício para as bactérias decompositoras cuja ação, aliada ao calor e à pressão, fez com que os restos de seres marinhos se transformassem em uma substância rica em hidrocarbonetos (petróleo, gás natural e xisto betuminoso).
3. Ainda é possível encontrar novas reservas?
Sim, principalmente em áreas de pré-sal, como ocorreu no Brasil. O termo refere-se às rochas localizadas nas porções marinhas de parte do litoral, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Recentemente foi descoberto o pré-sal africano, que está associado ao brasileiro. Isso porque há milhões de anos atrás o que hoje é a África e o nosso país formavam um único território. Com o movimento das placas que constituem o planeta Terra, uma fissura se formou e deu origem a um ambiente aquático ocupado por vários organismos. Ao morrerem, eles se acumularam no fundo do mar e sua decomposição gerou, com o tempo, o petróleo que hoje está nas bordas dos dois continentes.
Também está em discussão a exploração do petróleo no Ártico, que poderá ser mais facilmente extraído devido ao degelo da calota polar.
Dados do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Petróleo (2011).
Clique na imagem para ver as informações.
Clique na imagem para ver as informações.
4. O que significa a cotação do barril de petróleo?
O barril de petróleo é uma unidade de medida equivalente a aproximadamente 159 litros de petróleo. O seu preço é definido pelos países produtores de acordo com a quantidade que definem colocar à disposição para compra no mercado internacional. A escassez ou a abundância desta matéria-prima, na maioria da vezes, não tem a ver com a quantidade produzida ou com o potencial da fonte produtora, mas com questões mercadológicas e como forma de pressão sobre os consumidores, estes últimos, em geral, representados pelos países mais ricos e industrializados.
5.O petróleo pode acabar?
O petróleo é um recurso natural não renovável, isso significa que ele vai acabar dentro de algumas décadas. Devido à descoberta recente de novas jazidas, alguns especialistas não precisam uma data para seu fim. Embora outros afirmem que ele pode durar por, aproximadamente, mais cinquenta anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário